Prof Handson Pimenta participou da 321a Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (COPLAM) para discutir um projeto de lei que impactará positivamente nosso município.
A proposta da lei sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi inicialmente elaborada na disciplina de Estratégias de Sustentabilidade para Organizações Produtivas do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do IFRN. Junto com os alunos foi feito uma análise de quais metas dos ODS estavam mais associadas ao papel do munício e seu nível atual de implementação.
Considerando o potencial crescimento imobiliário no munícipio com o novo plano diretor, foi proposto a criação de um fundo de desenvolvimento ambiental e social para apoiar a implementação dos ODS no munícipio. A validação da proposta contou com uma forte participação da SEMURB e da SEMPLA. A proposta foi acatada e vem passando por melhorias pelo Conplam para se ter uma lei viável legislativamente e escalonada para se ter uma maior adesão e impacto para o município. Nesta terça-feira, 31 de outubro, a versão final da lei foi aprovada pelo Conselho e seguirá para a Câmara dos Vereados de Natal.
A lei estabelecerá a criação do Fundo de Desenvolvimento Ambiental e Social do Município do Natal – FUNDAES, destinado à implementação de projetos voltados à promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU em Natal. O FUNDAES fomentará a implementação de projetos desenvolvidos por iniciativa externa ao âmbito do Poder Público em Natal.
Uma vez apoiada a criação do fundo pela Câmara dos Vereadores, os cidadãos poderão distinguir os empreendimentos que visam à sustentabilidade, por meio de um selo conferido à obra pelo Conselho Municipal, após o empreendedor formalizar sua adesão ao programa.
De fato, por em prática os conceitos de sala de aula é uma marca do @ifrnoficial @ifrncnat @dipeq.cnat e a mais de 15 anos o Núcleo de Estudos em Sustentabilidade Empresarial vem contribuindo com suas pesquisas e inovação para o desenvolvimento e difusão de práticas de sustentabilidade ambiental e social.
https://www.natal.rn.gov.br/news/post/39550